Hora da leitura: mediação e formação de leitores literários (2020)
RESUMO
Esta pesquisa vinculada à linha “Processos Formativos, Ensino e Aprendizagem” do Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/Unesp, Presidente Prudente/SP, analisa como o momento denominado Hora da Leitura acontece em uma escola pública da Secretaria Municipal de Educação de Presidente Prudente/SP. O estudo visa observar e analisar como as mediações de leitura realizadas por um grupo de professoras alfabetizadoras acontecem em sala de aula. Busca analisar qual é a concepção teórica metodológica de leitura literária que fundamenta a prática de um grupo de professoras. Pois, a hipótese inicial é a de que muitas vezes o texto selecionado e utilizado para esse momento não é literário. E a mediação é inadequada, o trabalho não está centrado exclusivamente na seleção das obras pelas professoras, mas muito na mediação de leitura. Justifica-se que a rede é composta por uma grande quantidade de escolas e, por isso, o estudo aqui presente volta o seu olhar para uma unidade de ensino, a fim de compreender as mediações de leitura que ali acontecem e que podem ser realizadas em outras unidades de ensino. De maneira qualitativa a pesquisa vale-se do estudo de caso como eixo norteador e utiliza, também, questionário e entrevistas semiestruturadas como instrumentos que apresentam o perfil desse mediador de leitura e refletem acerca da prática da leitura literária na escola. Por meio da triangulação dos dados obtidos com os questionários, observações e entrevistas fundamenta-se uma análise do cenário escolhido. Investiga os documentos oficiais de leitura do município e pesquisa bibliográfica para sustentar as discussões teóricas do corpus. Reflete sobre a hipótese inicial de que pouco se ensina a ler literatura na escola. Com base nos estudos de Frank Smith, Teresa Colomer, Paulo Freire, Rildo Cosson, Jean Foucambert, Elie Bajard, Isabel Solé, Délia Lerner, Ezequiel Theodoro da Silva, Magda Soares e Renata Junqueira de Souza, aprofundamos a discussão sobre teorias com enfoque em leitura, mediação de leitura, literatura infantil e formação do leitor literário. Como conclusão afirmamos que as práticas e mediações de leitura realizadas pelas professoras alfabetizadoras durante a Hora da Leitura ajudam parcialmente na formação do leitor literário. A Hora da Leitura é uma situação de aprendizagem no qual o professor por meio da proferição do texto lido em voz alta aos alunos, propicia o despertar do imaginário. A leitura dos textos literários é uma atividade criadora, que desperta o imaginário e a fantasia das crianças por meio dela desenvolvemos a sensibilidade humana. Enfim, para uma boa prática de leitura, precisamos primeiramente conhecer a teoria literária, reforçamos que a teoria literária relaciona-se à academia e aos críticos que, por sua vez, relacionam-se com os critérios de seleção dos livros para que até um leitor de graduação consiga compreender, e assim definir nosso conceito de leitura, pois é ele que irá direcionar o planejamento. Finalizando a trajetória dessa pesquisa, salientamos que na escola é possível ensinarmos estratégias de leitura que contribuem para a formação do leitor. Além do mais, concluímos que essa prática precisa ser planejada e intencional, com objetivos muito bem definidos, sendo a mediação do professor a chave para uma aprendizagem significativa do ensino da literatura. Esperamos contribuir para se pensar em formação de professores em leitura literária dentro do município de Presidente Prudente/SP.
Palavras chaves: leitura, Hora da Leitura, mediação de leitura, literatura infantil e formação do leitor literário.
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